Primeiramente, precisamos ressaltar que não existe certo ou errado quando falamos sobre alugar ou comprar um imóvel. Afinal, tudo é questão de ponto de vista.
Antes de tudo, tenha em vista sua organização financeira, seu momento profissional (afinal, a pandemia nos deu a oportunidade de sermos mais nômades), aposentadoria ou reservas e relações familiares. Lembre-se que essa escolha impactará diversas áreas da sua vida por um bom tempo.
Alugar um imóvel: vantagens e desvantagens
Sabemos que nem tudo é preto no branco – e tomar uma decisão complexa como essa envolve mais fatores do que podemos imaginar. Do nosso lado, podemos te ajudar com uma lista de vantagens e desvantagens de alugar um imóvel:
Vantagens:
- Rapidez para contratar e habitar o local;
- Mais flexibilidade para mudanças, sejam estas causadas pela necessidade de uma moradia temporária ou de se mudar de cidade, estado ou país;
- Evitar empréstimos imobiliários;
- É ideal para os que ainda não decidiram aumentar a família. Nesta situação, é melhor alugar um imóvel para a quantidade de pessoas que, atualmente, irão habitá-lo e, caso esse número mude, procurar outro local.
Desvantagens:
- Sensação de instabilidade, pois o contrato pode ser rescindido;
- Limitação para reformas;
- Às vezes, lidar com o proprietário não é um mar de rosas.
As vantagens e desvantagens de comprar uma casa ou apartamento
Escolher entre o aluguel ou a compra de imóveis não é tarefa fácil. Até porque, pensando a longo prazo, as coisas podem ficar ainda mais complexas.
Quem pondera seriamente em optar pela compra deve ter em mente o compromisso que terá pela frente, principalmente se a transação não for feita à vista. Por isso, reiteramos que muita pesquisa, organização, priorização e planejamento são imprescindíveis para quem está nesse trajeto.
Veja agora as vantagens e desvantagens da modalidade:
Vantagens:
- Liberdade para reformas;
- Maior sensação de estabilidade;
- Valorização do imóvel com o tempo;
- Possível investimento, caso decida, eventualmente, alugá-lo para alguém.
Desvantagens:
- Maior compromisso ao investimento;
- Taxas de empréstimos imobiliários.
E agora: financiar ou alugar (e investir)?
Pensando na compra de um imóvel, o financiamento pode ser benéfico se:
- Você e sua família tem certeza de que vão passar muitos e muitos anos neste imóvel;
- Não há necessidade de fazer muitas reformas;
- A parcela do financiamento não for muito mais cara do que pagariam alugando outro imóvel.
Ademais, vocês não podem se esquecer das altas taxas dos financiamentos quando forem tomar essa decisão.
Por outro lado, algumas pessoas preferem alugar um apartamento enquanto investem dinheiro para realizar a compra de um imóvel à vista. Nem sempre este é o método mais vantajoso, até porque precisamos nos lembrar que as propriedades se valorizam ao longo do tempo.
Para isso valer a pena, seu investimento precisará render muito, mas muito bem. Além disso, recomenda-se que o aluguel esteja entre 0,3% e 0,5% do valor total do imóvel em vista.
Consórcio ou financiamento de imóvel: o que é mais vantajoso?
Na dúvida entre consórcio ou financiamento? Bom, o primeiro não exige valor de entrada, não cobra juros e possui um montante menor. Entretanto, você pode demorar mais tempo para obter o imóvel – afinal, depende de sorte. Com financiamento, a obtenção é praticamente imediata.
Se você tem boa responsabilidade financeira, o financiamento é melhor. Talvez, entretanto, compense pensar em um consórcio para o caso de um segundo imóvel – quando você não tem pressa para obtê-lo.
Agora que ficou claro se alugar ou comprar é a melhor opção para você, veja as opções que podem trazer o seu imóvel dos sonhos à realidade com a Kaazaa.
Afinal, para cada cliente, queremos garantir que somos a chave certa para negociações personalizadas. Por isso, possuímos opções para aluguel ou compra. Para que podermos te ajudar, entre em contato conosco.
Comentários (0)